Você provavelmente já viu em filmes ou séries de televisão aqueles locais divididos em boxes com portas de metal em que as pessoas guardam móveis, roupas, documentos, e todo tipo de coisas pessoais.
O nome desse tipo de serviço é self storage, termo em inglês que pode ser traduzido como “auto-serviço de armazenamento”, e que veio para solucionar o problema de espaço que todo mundo tem ou vai ter um dia.
Muitíssimo comum nos Estados Unidos e na Europa – e cada vez mais difundido no Brasil –, o self storage surgiu a partir da necessidade crescente de armazenamento seguro para coisas pessoais e de pequenos negócios.
O conceito de self storage
Os serviços de self storage modernos surgiram nos Estados Unidos, por volta da década de 1960, país que ainda detém a maior quantidade de locais para auto-armazenamento no mundo. Estima-se que os EUA possua, atualmente, entre 44 a 52 mil instalações de self storage.
No Brasil, os serviços de self storage surgiram em São Paulo, em 1993, e de lá para cá dezenas de novas empresas oferecem esse tipo de serviço, mas o negócio ainda engatinha por aqui.
A ideia é oferecer um serviço de aluguel de espaços chamados de box, em que uma pessoa, ou um pequeno negócio, pode guardar itens diversos.
Pode ser alguém que acabou de se divorciar e precisa guardar seus móveis e roupas até achar uma nova casa; ou uma família que vai se mudar para uma casa menor e precisa armazenar parte de seus bens; ou, ainda, alguém que necessita de um espaço maior para a sua coleção de bicicletas, por exemplo; existem também as micro e pequenas empresas, que podem alugar um ou múltiplos boxes para armazenar estoque, equipamentos ou documentos.
De qualquer forma, os self storage são serviços em que o próprio cliente gerencia o espaço, carrega e descarrega as suas próprias coisas, e tem toda a liberdade e privacidade para armazenar as suas propriedades de acordo com as suas necessidades.
Como funciona
Em geral, os negócios de armazenamento pessoal oferecem pouca burocracia para quem desejar alugar um box, bastando, na maioria das vezes, que o interessado leve seus documentos pessoais, preencha uma ficha, escolha um seguro (algumas empresas oferecem um seguro padrão, outras deixam você escolher) e pronto!
O padrão do mercado são contratos mensais, em que o cliente aluga apenas pelo tempo necessário. Além disso, os contratos de aluguel de self storages não precisam de fiador e nem têm multa de rescisão.
Com o espaço alugado, o cliente fica responsável por transportar seus itens até o local do armazenamento, acomodar tudo dentro do box e trancar de forma segura com um cadeado ou tranca digital.
Somente o contratante do box – ou outras pessoas autorizadas – tem acesso ao armazenamento, que pode ser feito quantas vezes o cliente quiser, durante o horário de funcionamento da empresa. Alguns serviços de self-storage funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que garante uma flexibilidade ainda maior para o armazenamento.
Conheça nossos serviços
Prático, não é? Se você tem interesse em utilizar um excelente serviço de self storage, conheça a Alpha Locação! Somos uma empresa de self storage com sede em Campo Grande-MS, com excelentes instalações, segurança e privacidade.
Acesse o nosso site e, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em te atender!

Deixe seu comentário aqui: